terça-feira, 14 de julho de 2015

Beija-me Depressa …

É uma das maiores e mais antigas celebrações do país, só ocorre de quatro em quatro anos (no início do mês de Julho) e eu já andava há anos para ver o ponto alto da festa que é o desfile dos tabuleiros.

Ao longo de 5 km, as mulheres das 16 freguesias de Tomar transportam à cabeça tabuleiros decorados com flores de papel, espigas de trigo, 30 pães (de 400 gr cada) distribuídos por 5 canas, que saem de um cesto de vime envolvido por uma pano branco bordado. O topo de cada tabuleiro é composto por uma coroa encimada pela Cruz de Cristo ou a Pomba do Espírito Santo. No total, cada tabuleiro pesa entre 15 kg e os 30 kg … ai, meu rico pescocinho e cabeça, que ficavam tortos para o resto da vida!



Mas vamos lá ao “Beija-me Depressa”, que foi por isso que vocês aqui vieram … seus marotos! O “Beija-me Depressa” são uns docinho de ovos da Pastelaria Estrela de Tomar, que tal como os beijos, é impossível ficar só por um!
 
 

25 comentários:

  1. Tenho uma amiga de Tomar e todos os dias vejo as reportagens fotográficas da festa que ela publica no FB, são fotos fantásticas! E também foi através dela que conheci os "Beija-me Depressa", são deliciosos, sim senhora :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Tenho uma amiga de Tomar" ... só tenho uma palavra para ti: SORTUDA!!!! ;)

      Eliminar
  2. Oh, agora fiquei com água na boca! Já não como um desses há tanto tempo... o meu dealer de Tomar anda desaparecido, o sacana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Põe já o FBI a traz dele ... o fornecimento de "Beija-me Depressa" não pode, em hipótese alguma, ficar comprometido! ;)

      Eliminar
  3. Deliciosos. Acredita, uma vez fui a Tomar participar numa Convenção de Fitness e ao almoço corri a uma pastelaria e comi dois :))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "corri a uma pastelaria e comi dois" ... acho que isto equivale a percorrer a meia-marotona com obstáculos, os ensinamentos da Convenção de Fitness foram bem aproveitados! ;)

      Eliminar
  4. Há anos que ando para ir a essa festa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já andava há algum tempo para ir ...este ano foi o ano! :)

      Eliminar
  5. Também gostava de lá ir :) Os famosos "Beija-me depressa" parecem-me deliciosos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. É assim uma espécie do beijo de "Iker Casilhas". lol

    ResponderEliminar
  7. Ontem vi um post acerca deste assunto no blogue Crocheteando Momentos e fiquei encantada.
    O Beija-me depressa foi um pormenor doce que a Maria da Graça não mencionou, mas que tem um aspecto tentador :)

    Bom dia Nina

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiquei a saber do "Beija-me Depressa" durante o almoço. Ao meu lado estavam a almoçar duas raparigas naturais de Tomar (e que iam desfilar) meterem conversa e eu fiquei a saber da existência destes docinhos. :)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  8. Há 3 petiscos em Tomar, que devem ser levados em conta:

    1) as farturas nos dia de feira
    2) o cabrito, come-se muito bom cabrito nessa cidade
    3) a sangria numa aldeia muito famosa, a 5 km de Tomar... ouvi dizer ;)

    Local a evitar: o hospital.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cabrito de facto é excelente, quanto ao resto, desconheço, mas suponho que a visita ao hospital esteja incluída na sangria.

      Eliminar
    2. Eu não, tu não sei.
      Costumo comportar-me. Sou um senhor :p

      Eliminar
    3. Então, prefiro não saber a razão, que levou um Senhor que se comporta bem a fazer uma visita "guiada" ao hospital!

      Eliminar
    4. Um senhor e não um "Senhor".
      Não foi visita... foi cirurgia agendada.

      Eliminar
  9. Logo vi que os beijinhos eram um doce. E eu a pensar já numa grande história de amor...
    Desmancha-prazeres!

    ResponderEliminar
  10. Parecem tão giros os festejos! E os beija-me depressa têm bom aspecto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Beija-me Depressa são tão bons ... que já acabaram :(
      ;)

      Eliminar